Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ricardo Eletro troca abertura de lojas por digitalização em crise de coronavírus

Investimento previsto para abertura de cem lojas será realocado para vendas online

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Geladeira Após a chegada do novo coronavírus, a rede de varejo de eletrodomésticos Ricardo Eletro trocou suas previsões de abertura de cem lojas neste ano por uma aceleração dos reforços nos canais digitais de vendas da marca, segundo Pedro Bianchi, que assumiu a presidência da rede em fevereiro. Com o baque no setor, o executivo estima que o faturamento da companhia em abril deve ficar em apenas 40% do que estava planejado para o mês. ​

Equilibrista Bianchi afirma que a companhia decidiu cortar os investimentos e realocar para processos digitais. Segundo ele, a área que antes recebia cerca de R$ 700 mil por mês terá R$ 4 milhões em abril. “Temos que fazer uma transformação de cinco anos em algumas semanas.”

Onda A drise chega no momento em que a empresa vinha se esforçando para reassumir uma posição entre os grandes varejistas do país. Em 2018, a Máquina de Vendas, dona da Ricardo Eletro que se afundou em dívidas, foi assumida por um fundo especializado em empresas em dificuldade.

Tela A varejista começou a oferecer treinamento para os funcionários fazerem vendas via rede social. “Triplicamos o setor de televendas e abrimos os sistemas internos para serem acessados por celular.”

Carteira Segundo Bianchi, a manutenção da folha de pagamentos está nas prioridades. Ele diz que não haverá corte nos próximos 30 a 60 diasdas desde 2016, precisamos de um Plano Marshall do coronavírus.

 Pedro Bianchi, presidente da Ricardo Eletro; ele assumiu a presidência em fevereiro
Pedro Bianchi, presidente da Ricardo Eletro; ele assumiu a presidência em fevereiro - Divulgação

PROSA

"O empresário está fazendo o que pode para segurar a carroça, mas precisa de ajuda para empurrar"

Pedro Bianchi, presidente da Ricardo Eletro

A coluna Painel S.A. está disponível por temas. Para ler outros assuntos desta edição, clique abaixo:

Idec pede isenção de multa por atraso devido à instabilidade bancária na pandemia

Estudantes fazem site em Libras sobre prevenção ao coronavírus

Cobasi lança drive-thru contra coronavírus

Empiricus doa R$ 353 mil para governo de SP no combate ao coronavírus

Brasileiros em quarentena pedem delivery até três vezes por semana, diz pesquisa

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.