Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Com pandemia, venda de hidroxicloroquina dá prejuízo, diz farmacêutica

Preço da matéria prima subiu 400%, segundo sócio da EMS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Remédio controlado O corrida pela hidroxicloroquina, turbinada por Bolsonaro na pandemia, não foi lucrativa para a EMS, que fabrica o produto, segundo Marcus Sanchez, acionista e vice-presidente da farmacêutica. A empresa teve de dobrar a produção do remédio, que era só um nicho, para tratamentos como lúpus e malária, além de criar um canal para atender esses pacientes quando esgotou nas farmácias. Mas o preço da matéria prima subiu 400%, tornando a produto “economicamente inviável”.

Tarja “Não é um produto que hoje traz rentabilidade. É só para atender a população​“, diz. Sanchez fala com cautela do remédio, que deu polêmica na pandemia. A EMS participa de estudos que podem trazer os primeiros resultados em 30 dias, mas ressalva que ainda não há respostas sobre a eficácia contra a Covid-19.

Prazo O setor tem outros desafios, como o câmbio, o frete e a alta nos insumos por restrições na China e na Índia. A decisão de Bolsonaro de postergar por 60 dias o reajuste anual de todos os remédios também achatou a rentabilidade.

Receita Embora seja mais resistente a crises do que outros mercados, o setor também sente, segundo Sanchez, que já fala em redução de 15% em sua demanda total.

Bula Ele afirma que a indústria foi bem no primeiro trimestre e houve corrida às farmácias para antecipar compras, além da disparada de álcool em gel e vitaminas. Mas se o paciente comprou remédio de uso contínuo para estocar, a venda cai pelos próximos meses. “Ninguém vai tomar o medicamento duas vezes”, diz o executivo.


Prosa

Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS - Bruno Poletti/Folhapress

"As pessoas estão comprando menos remédio desde abril. Muitos inícios de tratamento estão sendo retardados porque as pessoas não estão indo ao médico"

Marcus Sanchez
acionista e vice-presidente institucional da EMS

A coluna Painel S.A. está disponível por temas. Para ler outros assuntos, clique abaixo:

Empresas de táxi aéreo fazem operação com 150 aviões para transporte na pandemia

Cade estuda risco à concorrência em cemitérios da capital paulista

Disney de Xangai reabre com número limitado de visitantes

Renner vai manter vendas por drive-thru que experimentou no Dia das Mães

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.