Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Empresários apoiam uso de leitos privados para atender o SUS em fila única

É questão de humanidade, dizem representantes de setores da indústria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fila Enquanto o colapso hospitalar se aproxima, representantes de grandes setores empregadores apoiam a recomendação feita pelo Conselho Nacional de Saúde para que o ministério e as secretarias adotem o princípio da fila única diante da pandemia, ou seja, que os leitos de UTI privados sejam contratados para uso do SUS.

Emergência "Não tem o que pensar. Tem que fazer. É vida humana. Não tem esse negócio de rico ou pobre, de pode pagar ou não", diz Joseph Couri, presidente do Simpi (que reúne micro e pequenas indústrias).

Ligado Humberto Barbato, presidente da Abinee (que representa a indústria de eletrônicos), também está a favor. ​"Acho que é necessário. Não pode deixar pessoas morrerem com leitos vazios. Isso cria preocupação para quem tem plano de saúde, mas temos que ter humanidade", diz.

Apetite Um dos primeiros empresários a defender a ideia publicamente, Junior Durski, do Madero, disse ao Painel S.A. na semana passada que considera a fila única humanitária. "Não pode deixar morrer porque não tem dinheiro para pagar. Não estou dizendo para virar socialista o resto da vida", disse Durski, que no início da pandemia levantou polêmica na comparação entre a crise econômica e as mortes da Covid-19.

UTI Nem todos concordam. Para Luigi Nese, da Confederação Nacional de Serviços, representante de empresas do setor, é difícil avaliar. "Eu não sei qual é a situação do SUS, não posso analisar de fora. Precisaria saber exatamente como está. Por exemplo, no Amazonas, dizem que tem leitos mas está um desmando total", afirma ele.

Pronto atendimento "É tudo expectativa. Pode ser que não acabe. Não sou nem contra nem a favor", afirma Nese. "Eu não sei se na iniciativa privada também existem leitos já tomados todos, espero que não", diz ele.

Maca A maioria dos estados brasileiros deve atingir neste mês a ocupação máxima dos leitos de UTI no SUS por causa da doença. No sistema privado, um número menor chegará ao limite em maio, segundo projeções de uma ferramenta criada por pesquisadores da UFMG em parceria com a Folha, com base em dados oficiais da pandemia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.