Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Isolamento quebrou tabu de que churrasco não se embala para viagem, diz Fogo de Chão

Para Paulo Antunes, que comanda a rede no Brasil, demissão de seus funcionários os ajuda porque dá acesso a FGTS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sem experiência em delivery, a rede de churrascarias Fogo de Chão teve de começar a assar carne para entregar em casa quando a pandemia provocou o fechamento de seus restaurantes em março.

A medida conservou 10% da receita da empresa e lhes ensinou que a carne segue assando dentro da embalagem para viagem, segundo Paulo Antunes, que comanda a empresa no Brasil.

O executivo não vê possibilidade de reabrir os oito restaurantes antes do fim de junho. E a volta terá movimento menor, com medidas de precaução para evitar o contágio.

A rede cortou jornada e demitiu cerca de 400 dos 580 funcionários. "Desligamos a maior parte, para que eles tivessem acesso ao FGTS e passassem o período de crise com caixa", diz Antunes. O executivo diz que pretende recontratar os mesmos profissionais após o pior da crise.

Paulo Antunes, presidente para o Brasil da empresa Fogo de Chão - Divulgação


Que medidas a empresa adotou para lidar com a chegada do coronavírus? Não estávamos preparados para atender os clientes remotamente. Fechamos as lojas na segunda quinzena de março e ativamos um serviço de delivery em uma semana. Hoje, as vendas desse canal são de 5% a 10% do que tínhamos antes. Ainda não é um volume significativo, mas mostra velocidade de adaptação.

Por que nunca tinham feito entregas? Havia um mito, que foi quebrado, de que a carne não viaja bem. Nesses dias, desenvolvemos uma nova sensibilidade. Aprendemos que a carne continua assando dentro da embalagem, então o churrasqueiro precisa tirar ela antes do que faria se estivéssemos atendendo o cliente na mesa para que ela chegue no ponto certo. Se o cliente quer uma carne rosada, ela deve sair um, dois pontos antes. Estamos aprimorando as embalagens. Começamos com genéricas e trocamos duas vezes de fornecedor. Precisaremos de uma com respiros para que as frituras não amoleçam no caminho e estamos migrando para novos materiais. Vamos manter o delivery. Claro que a experiência é diferente da que existe na churrascaria, mas também pode ser muito boa.

Cortaram custos como? Tivemos que fazer uma redução na equipe, de 85% quando se considera tanto corte como redução de jornada. Para um funcionário de restaurante dois terços do que ganha pode ser gorjeta. Mas ela praticamente não existe no delivery. Desligamos a maior parte, para que eles tivessem acesso ao FGTS e passassem o período de crise com caixa. Estamos fazendo um programa para nos manter próximos da equipe [que foi desligada], cerca de 400 pessoas. Continuamos oferecendo refeições para os que estão fora da empresa. Quando houver a reabertura, que deverá ter cerca de 50% do movimento normal, vamos trazer de volta as pessoas que trabalharam por décadas na empresa.

Qual será o novo normal nos restaurantes? Na mesa de saladas, provavelmente, um cliente não vai mais pegar utensílio usado pelo cliente anterior. Ele vai ficar afastado, indicará o que gostaria e será servido. Teremos afastamento das mesas, limpeza das máquinas para cartões. No valet, é preciso oferecer um contato seguro com o manobrista.

Como vê o modo como o Brasil está lidando com a pandemia? Apesar das disputas, a média dos governantes tem sido bastante ágil e correta, agindo levando em conta a disponibilidade de leitos. Temos chances de termos uma história menos trágica do que em outros países.

Quando esperam abrir os restaurantes? Nossa expectativa é que, no mês de maio, vamos passar pelo pico das infecções e provavelmente no final de junho haverá um relaxamento.

A empresa fez doações? Vamos doar 60 mil máscaras para o Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), que apoia organizações como o Hospital das Clínicas e a Fiocruz e a Santa Casa.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.