Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Mais de dez projetos de lei querem dar incentivo fiscal para doação

Especialistas se opõem a mudanças pontuais na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lava uma mão Enquanto a onda de doações para ajudar a enfrentar o coronavírus avança no país, cresce também no Congresso a pressão para dar benefício tributário às iniciativas. Já são ao menos 12 projetos de lei que tratam de incentivos fiscais para doações, segundo pesquisa do Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas).​

Lava a outra As assembleias estaduais já editaram projetos para reduzir o imposto que incide sobre doações em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Distrito Federal.

Emergência Entidades especializadas em captar recursos apoiam debates sobre mudanças nas regras de incentivo para estimular a doação, mas se opõem a alterações pontuais na pandemia. João Vergueiro, da ABCR (associação do setor), estima que com a crise econômica, as empresas terão pouco rendimento para deduzir no ano. "A generosidade que foi feita na pandemia não tem que voltar como benefício. O incentivo fiscal é para doações planejadas", diz ele.

CPF x CNPJ Paula Fabiani, presidente do Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), diz que faltam incentivos para as pessoas físicas doarem. Segundo ela, é por isso que há mais notícias sobre grandes doações de empresas do que de famílias na pandemia.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.