Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Crise do coronavírus resgata hábitos da recessão, diz fabricante do Sonho de Valsa

Segundo Liel Miranda, presidente da Mondelez, empresa vai focar embalagens com desconto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Déjà vu A crise do coronavírus começa a gerar no consumidor mudanças de comportamento semelhantes àquelas que foram identificadas na recessão de 2015, segundo Liel Miranda, presidente da gigante de alimentos Mondelez no Brasil, fabricante de marcas como Lacta, Halls, Trident, Tang e Club Social. No início do ano a empresa planejava investir em produtos de maior valor, mas no segundo semestre focará os mais econômicos. A ideia é resgatar embalagens maiores, que oferecem desconto, e reduzir o tamanho de outras para manter o cliente.

Calculadora “Estamos fazendo alguns ajustes necessários, projetando uma queda de volume pela situação econômica. Mesmo que a quarentena seja removida, o consumidor não vai aos pequenos varejos com a mesma frequência de antes”, afirma Miranda.

Açúcar O executivo diz que a venda de produtos que são consumidos em casa, como chocolates, biscoitos e sucos em pó, aumentou mais de 10% na pandemia. Por outro lado, com os bares e restaurantes fechados, as balas e gomas de mascar tiveram queda de aproximadamente 30%.

Liel Miranda presidente da Mondelez
Liel Miranda, presidente da Mondelez - Divulgação

Clique Miranda afirma que o investimento no ecommerce da Mondelez na Páscoa mitigou os prejuízos para o feriado e as vendas caíram menos de 10% em relação a 2019. “Aprendemos que o comércio eletrônico tem um papel enorme e vamos investir 50% a mais no setor do que planejávamos no segundo semestre”, diz.

No mapa Para o executivo, a pandemia tem padrões diferentes no mundo. O brasileiro não sentiu tanta necessidade de estocar quanto o americano. Como o europeu, ele está passando menos tempo no supermercado e recorrendo a produtos tradicionais, afirma Miranda.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.