Além do receio do consumidor, as medidas de restrição para evitar aglomerações nas praças de alimentação de shoppings vão manter as vendas baixas após a retomada. Essa é a opinião que circula entre redes de restaurantes.
Carlos Sadaki, presidente do Grupo Trend Foods, dono de marcas como Gendai e China in Box, critica a limitação no horário de funcionamento. "Para o consumidor ganhar confiança, voltar a visitar lugares públicos é um processo", diz Sadaki.
Para Carlos Guerra, do Giraffas, a situação será precária com a restrição do espaço nas praças de alimentação e a abertura das lojas por apenas quatro horas diárias.
O retorno da atividade com limitações abre uma nova rodada de discussão dos aluguéis. "Se os restaurantes venderem 20% do habitual e tiverem que pagar 100% haverá inadimplência e quebradeira", afirma Ricardo Alves, presidente do Grupo Halipar (Montana Grill, Griletto e Croassonho). A Abrasce (associação que reúne os shoppings) afirma que as negociações são feitas caso a caso.
Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
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