Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

CPMF já ganhou novo nome em inglês, como sugeriu Rodrigo Maia

Flávio Rocha (Riachuelo) defendia que tributo fosse chamado de E-tax

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois que Rodrigo Maia afirmou nesta quinta-feira (30) que o governo, na tentativa de recriar a CPMF, vai acabar dando um nome em inglês ao imposto para tentar "enrolar a sociedade", tributaristas que acompanham a novela da reforma lembraram que, na verdade, a antigo imposto do cheque já foi rebatizado. Um dos maiores defensores da volta da CPMF, o empresário Flávio Rocha (Riachuelo) se referia ao tributo como E-tax até pouco tempo atrás. Mas a moda não pegou.

"Vamos deixar de lado esse nome que está estigmatizado, que é CPMF. Seria o E-tax, que é uma marca mais moderninha, mais simpática", disse Rocha em entrevista à coluna em julho do ano passado.

E-tax seria uma referência em inglês ao que o empresário chama de "imposto do futuro", feito para incidir sobre as transações eletrônicas.

A crítica do presidente da Câmara foi feita nesta quinta durante o seminário virtual Indústria em Debate, realizado pela Folha em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria).

“Minha crítica não é se é CPMF, se é microimposto digital, se é um nome inglês para o imposto para ficar bonito, para tentar enrolar a sociedade. Minha tese é a seguinte: nós vamos voltar à mesma equação que foi de 1996 a 2004, 9% de aumento da carga tributária”, afirmou Maia.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.