Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

CPMF sofre preconceito, diz dono da Riachuelo, que pede volta do tributo

Para Flávio Rocha, tributaristas rejeitam o tributo porque não lhes dá emprego

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Déjà vu Um dos maiores entusiastas da CPMF, o empresário Flávio Rocha (Riachuelo) vai renovar a argumentação em defesa do tributo neste momento em que o debate volta à tona com manifestações favoráveis do governo. Ele acredita que o avanço da digitalização impulsionado pelo isolamento social nos últimos meses fortaleceu a tese dos que defendem o retorno do antigo imposto do cheque, hoje revestido com o apelo da tributação às transações eletrônicas.

Carreira solo Rocha, que em maio se desligou do Brasil 200, o grupo de empresários mais identificado com a bandeira, afirma que está trabalhando com especialistas para adaptar os estudos à nova realidade do comércio online.

Imposto do futuro Ele diz que o novo impulso digital foi o “golpe de misericórdia” no IVA, imposto sobre valor agregado que funde Pis e Cofins, proposto na PEC 45, em tramitação na Câmara. “O IVA é um imposto analógico. Não alcança a economia colaborativa, os market places e camelódromos digitais”, afirma.

Imposto do cheque Para Rocha, o IVA rastreia só as mercadorias, enquanto a CPMF pega a movimentação de dinheiro em geral, até as operações ilegais. "É claro que é justo desonerar conta de luz de uma família pobre e aumentar o imposto de um anel de brilhantes. Só que é inócuo, porque o anel já é 90% informal. Só vai empurrar o que sobra de formalidade para a informalidade", afirma.

Cofre Ele diz que o debate da CPMF foi contaminado de preconceito e rejeição de tributaristas porque ela é simples e não gera litígio. “É por isso que o país tem tributaristas bilionários. A CPMF não dá emprego a tributarista.”


Prosa

“O único argumento que está sobrando é esse de querer demonizar a CPMF. Só quem não gostava desse imposto era o sonegador, porque ele é insonegável

Flávio Rocha
dono da Riachuelo

Veja todos os temas da coluna Painel S.A. neste domingo (19)

Consumo em restaurantes de áreas comerciais migra para região residencial

Netshoes vai usar sua logística para doar máscaras

Suspensão de plano de ruído da Anac para aeroporto menor reforça exigência ambiental, diz especialista

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.