Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Lojistas de SP relatam problemas com clientes que se recusaram a usar máscara

Mesmo nesses casos, empresários afirmam que não foram multados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cerca de 9% dos lojistas tiveram algum problema com clientes que se recusaram a usar máscara dentro dos estabelecimentos comerciais em São Paulo, segundo o Sindilojas-SP (sindicato de lojistas da cidade).

Apesar de a violação da regra prever multa, nenhum dos empresários disse ter sido penalizado.

O sindicato considerou que o volume de problemas com as máscaras foi baixo e o uso da proteção é bem aceito. Outras regras estipuladas para o funcionamento do comércio geram mais problemas. Quase um terço dos lojistas entrevistados afirma que os clientes pediram para experimentar alguma mercadoria (como roupas, calçados e cosméticos), prática vetada pelo decreto que permitiu a reabertura das lojas.

Da parte dos empresários, a maioria reclama dos horários em que o funcionamento é permitido: 58% dizem que o período não é ideal para seu segmento e 55% dizem que não é para o seu endereço. Apesar disso, 86% afirmam estar recebendo consumidores mesmo nessas condições.

A pesquisa ouviu 319 lojistas da capital paulista entre 2 e 10 de julho, responsáveis por 261 lojas de rua, 4 de galeria e 24 de shopping.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.