Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Nova rodada de concessão de aeroportos recebe aval da Anac e segue para o TCU

Sexta rodada agrupa 22 terminais em três blocos de concessão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou o edital e o contrato das concessões da sexta rodada de aeroportos na manhã desta quarta-feira (1º) e agora os documentos jurídicos seguem para a análise do TCU (Tribunal de Contas da União).

A rodada agrupa 22 terminais em três blocos de concessão, o Sul, o Norte 1 e o Central.

Após ser analisado pelo TCU, o projeto volta para a Anac fazer o lançamento do edital e começar a receber as propostas.

Dentro da agência, a expectativa é que seja possível dar os próximos passos ainda neste ano, mas considerando a pandemia, o processo pode escorregar para 2021. O Ministério da Infraestrutura já trabalha com a estimativa de que aconteça no primeiro trimestre do ano que vem.

Internamente, o aval dado hoje pela Anac foi visto com otimismo na pasta porque passa a mensagem de que o programa de concessões está de pé, justamente na parte que envolve o setor mais atingido pela crise do coronavírus, o setor aéreo. Sobre o receio de que a crise poderá derrubar os preços, ainda é forte no ministério a defesa da ideia de que o que importa no leilão de infraestrutura não é a outorga, mas o investimento contratado, e que governo nenhum faz caixa concedendo aeroporto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.