Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Primeiro setor afetado pelo desmatamento é o da carne, diz empresário que falou com Mourão

Para dono da Marfrig, rastreamento total do gado abriria mercado no exterior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Engorda Um dos membros do grupo de sete empresários e presidentes de grandes companhias que participaram da videoconferência para levar a preocupação ambiental do setor privado ao vice-presidente Hamilton Mourão, na sexta-feira (10), Marcos Molina, presidente do conselho de administração da Marfrig, disse que, se o governo adotar a meta do rastreamento total do gado no Brasil, vai ajudar não só as empresas exportadoras mas a si próprio, com aumento na arrecadação.

Abate O principal pleito do empresário foi o rastreamento total no mercado brasileiro. Para Molina, não basta monitorar só a fase do confinamento. Ele diz ser preciso detectar desde a origem, onde nasce o boi, para verificar se foi em propriedade irregular, eliminando o comércio ilegal, inclusive para frigoríficos de pequeno porte.

Criação O primeiro setor a sofrer o impacto da imagem do desmatamento é o da carne e por isso o rastreamento ajudaria as empresas brasileiras a acessar mais mercados no exterior, segundo Molina, que diz ter saído da reunião com expectativa positiva após ouvir de Mourão que o governo está de acordo com a necessidade da medida.

Pasto “Temos que fazer um pacto entre governo e mercado para o Brasil executar isso o mais rápido possível porque ia começar a mudar o status do país. Isso valoriza a nossa carne, acaba com a sonegação e com o boi ilegal”, disse. ​

Horizonte A Marfrig trabalha atualmente com um nível de rastreabilidade de 42% e a meta é atingir 100% em cinco anos, segundo o empresário.


Prosa

Marcos Molina, presidente do conselho da Marfrig - Adriano Vizoni/Folhapress

"A rastreabilidade abre espaço não só para exportação. No mercado interno, o consumidor também quer saber de onde vem o gado, se não vem da Amazônia ilegal"

Marcos Molina
presidente do conselho da Marfrig

Veja todos os temas da coluna Painel S.A. neste sábado (11)

Multilaser, de Renato Feder, investe R$ 25 milhões em expansão de fábricas e abre 557 vagas ​

Shopping na Paraíba compra exames para testar funcionários e lojistas

Quase 15% dos testes de Covid em farmácia deram positivo de maio a julho

Ministério da Justiça vai dividir com Uruguai seu sistema para reclamação de consumidor

com Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.