Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Sindicato sugere que Latam pode deixar de existir

Presidente do SNA afirma que sua declaração teve sentido metafórico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O clima de tensão piorou nas negociações do acordo coletivo da Latam com os aeronautas nesta semana depois que o presidente do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), Ondino Dutra, disse em uma apresentação online da entidade que "a categoria é mais antiga e vai continuar existindo, e a empresa, não necessariamente".

O peso da expressão irritou uma parte dos trabalhadores que aceitariam ganhar menos, conforme propõe a empresa, porque têm medo de não conseguir se recolocar no mercado de aviação em crise caso a companhia, que já enfrenta uma recuperação judicial, não resista.

Quase 90% dos comandantes, copilotos e comissários rejeitaram na segunda (27) a proposta feita pela Latam de redução permanente nos salários. Nas negociações, a empresa tem dito que, mesmo após o corte que ela propõe, a remuneração de seus funcionários não vai ficar mais baixa do que a praticada pelas concorrentes historicamente. Nos acordos fechados pela Azul e a Gol a redução não será definitiva.

Procurado pela coluna, Dutra diz que sua declaração tem sentido metafórico e fala em dignidade do grupo, que rejeitou a proposta da Latam, mesmo sob risco de demissão. Ele nega que a frase tenha causado desconforto e afirma que a participação de cerca de 6.000 tripulantes na votação da proposta da empresa, com 90% de rejeição, mostra unidade no grupo.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.