Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Autoridade de proteção de dados desperta interesse em Brasília

Correntes em defesa de vincular ao Anatel ou ao Cade surgiram nos últimos dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Coração de mãe Depois que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) preparou um estudo interno nesta semana abordando a possibilidade de a autarquia incorporar as competências da futura ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), começaram a aparecer outras correntes defendendo que a estrutura a ser criada fique debaixo do guarda-chuva da Anatel. Um dos argumentos é que a agência de telecomunicações tem capacidade de fiscalização em todo o país.

Sem fio Quem defende que a ANPD fique com a Anatel diz também que é a agência quem monitora a cadeia de valor do ecossistema digital, além de ter conhecimento específico e afinidade com o assunto da proteção de dados porque exerce funções ligadas às informações de usuários dos serviços de telecomunicações.

PáreoQuem defende a ANPD vinculada ao Cade argumenta que o órgão é independente, com reconhecimento internacional, e já teria todos os processos de trabalho montados. Por essa avaliação, a escolha daria agilidade ao governo porque o Cade colocaria a autoridade funcionando em janeiro se começasse a trabalhar nisso em setembro.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.