Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Demissão de doméstica cresce na pandemia, diz sindicato

Demanda pelo serviço de diaristas também caiu depois que clientes assumiram as tarefas da casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jornada As demissões de trabalhadores domésticos cresceram 40% neste ano em relação a 2019 por causa da pandemia, segundo o estimativas do Sindomésticas-SP, que representa a categoria. Nathalie Rosário, advogada da entidade, relata um onda de acordos para suspensão de contrato ou redução de jornada, que evitou parte dos cortes.

Home office A situação mais difícil é a enfrentada pelas diaristas, que não são protegidas pela lei criada para manter empregos na crise, segundo Rosário. A demanda pelo serviço também caiu depois que os clientes assumiram as tarefas da casa na quarentena.

Geladeira Para amenizar a crise, o Sindomésticas-SP, em parceria com a federação da categoria, vem arrecadando cestas básicas para os trabalhadores.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.