Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Disputa por túnel ou ponte entre Santos e Guarujá volta a esquentar

Ministro Tarcísio de Freitas disse que ponte não combina com porto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ver navios A queda de braço entre os defensores de um túnel e os que preferem uma ponte no porto para interligar Santos ao Guarujá, no litoral paulista, esquentou nesta semana depois que o ministro da Infraestrutura, Tarcisio de Freitas, disse que ponte não combina com porto.

Cuidado com a cabeça As duas hipóteses ainda estão na mesa e são consideradas, segundo quem acompanha o assunto no ministério, mas para fazer a ponte o governo de São Paulo, que rejeita o túnel, terá de reformular o projeto, de modo que a estrutura suspensa não atrapalhe a manobra dos navios no porto.

Teto baixo A nova apresentação do projeto da ponte, com as adequações de mais espaço entre os pilares para não atrapalhar a navegação, deve acontecer em setembro. Mas tem um problema: o ajuste pode elevar em mais R$ 1,1 bilhão o custo da estrutura da ponte já estimado em R$ 2,9 bilhões, segundo os cálculos de quem prefere o túnel.

Calculadora O que se diz no ministério é que, sem ver o projeto, ainda não se pode comparar valores.

Pilar A Secretaria de Logística e Transportes de SP diz que solicitou à Ecovias uma alteração técnica do projeto e a concessionária já concluiu o trabalho, que será entregue, nas próximas semanas, em nova reunião com os órgãos federais para apresentar os ajustes.

Travessia "A discussão sobre a ponte tem sido técnica, com estudos da USP que apontam não haver obstáculos à expansão do Porto de Santos. A ponte é um projeto viável sem recursos públicos", diz a secretaria em nota.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.