Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Reforma tributária

Ex-secretário da Receita que perdeu cargo por causa da CPMF está pessimista

Marcos Cintra avalia que vai ser difícil equilibrar setor de serviços

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-secretário da Receita Marcos Cintra, que perdeu o cargo no governo Bolsonaro em 2019 porque defendia a retomada da CPMF para desonerar a folha de pagamentos, diz que, hoje, vê sua tese como vencedora, mas está pessimista com a operacionalização que o governo começa a propor.

Segundo Cintra, para equilibrar o setor de serviços, que será uma das áreas mais impactadas na reforma, mesmo com uma desoneração de 20% para zero, a alíquota da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) não poderia ser superior a 7%. Mas a alíquota é 12%, ou seja, o setor sai perdendo.

“O governo quer eliminar a contribuição previdenciária com alíquota de 0,4%, quando para tirar a contribuição patronal seria 0,6% a 0,8%, ou seja, vai desonerar metade. E quer usar parte do dinheiro para o Renda Brasil. Resultado: vão desonerar só até 1,5 ou 2 salários mínimos. Não resolve, porque boa parte das empresas de serviços que pagam isso já estão no Simples”, diz.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.