Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Para lojistas, pandemia vai ofuscar Black Friday brasileira

Presidente da Ablos diz que a Semana do Brasil não está tendo a divulgação necessária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Verde amarelo Setembro é o mês da Semana do Brasil, uma espécie de Black Friday brasileira, inventada no ano passado com apoio do governo para estimular o consumo em um período do ano sem tradição no setor. Mas não deve empolgar em 2020, segundo a estimativa de lojistas, porque ninguém tem ouvido falar do assunto. “Não está tendo a divulgação necessária. Erram na estratégia”, afirma Tito Bessa Jr, presidente da Ablos (associação de redes de lojas menores em shoppings).

Consumo Segundo Bessa Jr, apesar das baixas expectativas com a semana de ofertas, no varejo, as coisas parecem estar caminhando para uma recuperação mais rápida neste momento da pandemia.

Às compras “Já estamos com 55% do ano anterior. Se essa curva continuar em setembro, podemos ter um terceiro trimestre de recuperação acima das expectativas e chegar no fim do ano com 80% a 90%, até 100%, do ano passado”, afirma o empresário.

Papai Noel Marcelo Silva, presidente do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), diz que ainda é cedo para estimativas natalinas. “Vai depender muito, evidentemente, do andamento da pandemia, vacina e perspectiva positiva, ou não, da economia. Temos que ver as reformas tributária e administrativa”, diz.

VEJA OUTROS TEMAS ABORDADOS PELA COLUNA

Cortes anunciados por multinacionais na semana passada ultrapassam 40 mil

Donos de restaurantes sentem falta de Guedes na fala de Bolsonaro

Pfizer vai pedir importação excepcional de remédio para parar de fumar

Em festa de formatura virtual, universidades usam até avatar

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.