Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Pfizer vai pedir importação excepcional de remédio para parar de fumar

Champix está em falta com previsão de retorno apenas em julho de 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fumacê Depois de quase dois meses ouvindo as reclamações de médicos por causa do desabastecimento do Champix, um dos principais medicamentos usados no combate ao tabagismo, a Pfizer se reuniu na sexta (28) com a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para falar do assunto.

Pulmão No encontro, a farmacêutica disse que, nesta semana, vai verificar na Anvisa a possibilidade de fazer uma importação em caráter excepcional para solucionar o problema. Segundo a companhia, as sociedades médicas se comprometeram a apoiá-la no pleito à agência.

Filtro Desde junho, quando a Pfizer anunciou que o remédio estava em falta no país e só voltaria ao normal em julho de 2021, médicos que atuam no tratamento vinham se queixando à farmacêutica. A empresa diz que depende de uma adequação regulatória na fábrica e aguardava retorno da Anvisa. A agência diz que ofereceu datas para a inspeção desde maio, mas a Pfizer agendou para outubro.

Cinzas Uma das soluções estudadas, segundo Jaqueline Scholz, cardiologista diretora do programa de tratamento do tabagismo do Incor, era pedir quebra de patente antecipada, mas a Pfizer diz que a patente já expirou e, segundo representantes do setor, as concorrentes têm dificuldade de fabricar genéricos por causa do processo de bioequivalência.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.