Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Prazo curto para entrega de trens preocupa investidor em concessão

Linhas 8 e 9 da CPTM determinam cronograma de 12 meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Potenciais investidores interessados na concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM em São Paulo estão incomodados com o prazo previsto para o início da entrega dos 30 novos trens. O cronograma de 12 meses após a assinatura do contrato para o começo do processo foi considerado muito curto na comparação com o tempo praticado historicamente na indústria de metrôs e ferrovias, o que pode acabar restringindo a quantidade de competidores.

Dentro do governo, a avaliação é a de que o prazo curto vai evitar problemas jurídicos que poderiam atrasar o andamento nos órgãos de controle.

O projeto de 30 anos de concessão das duas linhas, que em 2019 superaram 1 milhão de passageiros em dia útil, envolve um investimento de aproximadamente R$ 2,6 bilhões em melhorias nas linhas nos primeiros seis anos.



Os recursos aportados pelo novo investidor abrangem a reforma de 35 estações e a construção de outras duas, além da aquisição da nova frota de mais 30 composições.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.