Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Presidentes de grandes empresas alertam para onda de demissões

Preocupação é com falta de liquidez do setor produtivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É a economia Presidentes de grandes empresas que estão passando por dificuldades na pandemia observaram a discussão em torno dos planos eleitorais de Bolsonaro nesta semana, agravadas pela debandada de Salim Mattar e Paulo Uebel, como perda de tempo diante da urgência de uma solução para a crise.

Estúpido A avaliação é que a primeira marcha para salvar a economia do pesadelo do coronavírus foi engatada com o auxílio emergencial, que acabou encantando os sonhos de reeleição do presidente. Mas Bolsonaro não pode esquecer que precisa logo engatar a segunda marcha, que é salvar as empresas. E nisso seu governo tem feito muito pouco, segundo o presidente de uma multinacional.

Previsão Quando as grandes e médias companhias começarem a anunciar cortes em massa, como fez a Renault com quase 750 funcionários no fim de julho, o barulho vai incomodar o governo, diz o chefe de uma indústria, que anda preocupado com a falta de liquidez no setor produtivo. A queixa é antiga: os bancos estão ricos, a indústria está seca, sem caixa, pagando juro alto e o BNDES não resolve.

Subiu no telhado Começam a crescer as apostas de que o setor aéreo vai acabar como o automotivo na interminável espera pelo socorro do BNDES para combater a pandemia. No começo deste mês, a Anfavea (associação das montadoras) avisou que já não conta mais com a ajuda do banco e vem recorrendo a recursos do mercado privado para se salvar.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.