Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Compra de 480 frascos de remédio de maconha assusta importadores

Ease Labs, fornecedor do produto, atribui responsabilidade a médico que prescreve receita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dose cavalar Importadores de medicamentos de maconha que atuam no Brasil se surpreenderam nos últimos dias ao ver a Secretaria de Saúde do estado de SP pedindo cotação de preço para comprar 480 frascos de um produto para atender uma determinação judicial em benefício de paciente que se trata com canabidiol. O valor, a ser pago pelo órgão em solidariedade com a União, fica em quase R$ 230 mil. O fornecedor, também repassado pela Justiça, é a empresa Ease Labs.

Raiz O mercado de maconha medicinal no Brasil cresceu muito nos últimos anos, em parte sustentado nesse tipo de consumo, em que um paciente entra com ação na Justiça para obrigar os governos a pagar o tratamento. Há também um mercado de advocacia especializada no ramo.

Gota O caso específico dos 480 frascos assusta porque a dosagem é exagerada. O produto não poderia ser usado antes do vencimento do prazo de validade. Concorrentes receiam que seja uma tentativa de revender. A Anvisa diz que aciona a fiscalização nos casos em que algum comportamento diferente é identificado .

Bolso A secretaria diz que é obrigada a cumprir a determinação judicial. Embora o
nome do fornecedor tenha sido indicado na decisão, o órgão deu transparência ao mercado distribuindo a solicitação de preço a todos.

Receita Procurada, a Ease Labs afirma que a importação segue regras da Anvisa. “A empresa não define o tratamento ou as dosagens de nenhum paciente, sendo essa a função de um médico”, diz em nota.

Sigilo A secretaria não pode abrir dados como os nomes de pacientes ou médicos que prescreveram. A maior parte das ações é individual.

Aroma O produto em questão é o frasco de canabidiol 1500 mg de 30 ml. No site da Ease Labs, uma unidade do modelo com sabor de laranja e essência de lavanda sai por US$ 85.

VEJA OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS PELA COLUNA

Doria vende 24 dos 38 imóveis levados a leilão

Movimento que pede afastamento de Ricardo Salles avança em dois dias

Consumo de medicamento genérico foi maior neste ano

Jurada de reality show lança projeto para investidoras mulheres

com Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.