Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu pantanal

Hotelaria teme impacto das queimadas no Pantanal

Setor vinha se recuperando dos efeitos da pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fumaça O turismo e a hotelaria, que vinha aos poucos se recuperando do baque da pandemia, começa a sentir outro golpe no Centro-Oeste com as queimadas no Pantanal. “A retomada está difícil e um desastre dessa proporção acaba atrapalhando ainda mais”, diz Orlando de Souza, presidente do FOHB (entidade de operadores hoteleiros).

Respiro O setor acompanha com ansiedade a repercussão dos incêndios sobre o fôlego recente. A taxa de ocupação das redes de hotel na região Centro-Oeste vinha subindo de 14% em julho para 19% em agosto, o que ainda representa um patamar 70% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado.

Mapa Os prejuízos na indústria hoteleira persistem também fora do país. Pesquisa da AHLA (associação americana de hotel e hospedagem) diz que 74% dos proprietários e operadores dos estabelecimentos planejam demitir mais funcionários se não houver suporte adicional do governo dos EUA. Quase 70% afirmam que conseguirão durar só mais seis meses com o atual nível de ocupação.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.