Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Quase 100% dos moradores de favelas conhecem alguém com Covid-19, diz pesquisa

Levantamento do DataFavela diz que 84% estão ganhando menos do que antes da pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cerca de 98% dos entrevistados em uma pesquisa do DataFavela relatam que conhecem alguém que já foi infectado pelo coronavírus. O levantamento abordou 3.800 pessoas em 70 favelas na segunda semana de setembro. Aproximadamente 13% dizem ter sido contaminados, enquanto outros 28% não sabem dizer se foram.


Renato Meirelles, fundador do DataFavela, diz que os pobres pegam mais Covid-19 do que o resto dos brasileiros “em uma proporção dramática”. Para Celso Athayde, da Cufa (Central Única das Favelas), “distanciamento social é ficção para famílias que dividem só um cômodo”.


Ainda segundo a pesquisa, 84% dos entrevistados dizem que estão ganhando metade ou menos do que recebiam antes da pandemia.

Com Arthur Cagliari e Isabela Bolzani

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.