Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Trainee para negros do Magazine Luiza é tendência, dizem especialistas

Outras empresas, como Google e Ambev, já fazem iniciativas semelhantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O lançamento do programa de trainees para profissionais negros do Magazine Luiza fez barulho e levantou preconceitos de rede social, mas outras iniciativas semelhantes já vinham sendo colocadas no mercado desde o ano passado sem gerar comoção semelhante.

Empresas como Google, Ambev e EDP já têm programas de estágio para negros. A diferença desta vez, segundo Ricardo Sales, da consultoria Mais Diversidade, é que o tema chegou ao conhecimento de um público maior ao ganhar apoio de uma companhia popular e liderada por uma empresária muito conhecida, Luiza Trajano, ao mesmo tempo em que a polarização piorou.

Para Leizer Pereira, da consultoria Comunidade Empodera, que foi parceira no projeto do Google, o Magazine Luiza teve essa repercussão toda porque direcionou a ação afirmativa ao programa de trainee, que tem como objetivo formar líderes empresariais. "A grita é grande porque estamos falando de disputa de poder e privilégios. Quando esses espaços são democratizados, as pessoas que estão em vantagem se incomodam", diz.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.