Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Após liberação de shopping aberto por 12 horas, lojistas pedem para fechar

Redes de lojas querem ficar abertas por só 10 horas diárias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pouco mais de uma semana após a liberação para o funcionamento dos shoppings por doze horas diárias na fase verde da pandemia em São Paulo, os donos de redes de lojas menores pediram para voltar a abrir em horário reduzido.

A Ablos (associação de lojas satélites) enviou nesta quinta-feira (22) para a Abrasce (associação dos shoppings) uma carta pedindo que as varejistas menores de moda, calçados e acessórios possam funcionar por apenas dez horas até o fim de fevereiro.

A sugestão é mantê-los abertos das 11h às 21h de segunda a sábado e das 14h às 20h nos domingos. Segundo os lojistas, a medida pouparia um aumento de custo com pessoal porque lhes permitiria voltar a trabalhar com um só turno de funcionários.

"As vendas no horário das 10h às 11h, na média, representam 3% ou 4% do faturamento, e o custo para manter uma equipe nesse período representa o dobro do valor arrecadado. Este horário é praticado no mercado americano, onde os restaurantes e praça de alimentação têm extensão até 22h ou 23h, acompanhando os cinemas e teatros", diz a Ablos no comunicado.

Eles ainda sugerem que se avalie novamente o caso no fim de fevereiro, com eventuais exceções no Natal, e que seja considerada a hipótese de manter o horário reduzido definitivamente.

Em nota, a Abrasce diz que acredita no processo de recuperação econômica e que o funcionamento normal colabora para a manutenção dos empregos.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.