Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Bate-boca entre Doria e Bolsonaro sobre ajuste fiscal em SP alerta empresários

Setores afetados por sobrecarga no ICMS tentam dialogar com governador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ataque lançado por Bolsonaro nesta terça (27) sobre o pacote de ajuste fiscal de João Doria foi recebido com atenção por setores que vêm reclamando da sobrecarga do ICMS em SP. Após o presidente dizer que o governador deu péssimo exemplo ao elevar impostos, parte dos empresários atingidos pelo tributo se entusiasmou, esperando que Doria amenize a medida. Por outro lado, alguns avaliam que o gesto politizou demais o caso, e o governador não dará o braço a torcer.

Apesar da investida de Bolsonaro, a ordem entre os setores é tratar o tema com equilíbrio, pela tentativa de diálogo. Cristiano Melles, presidente da Associação Nacional de Restaurantes, diz que pediu reuniões com Doria e com os deputados. “Tem de ser pela via de negociação porque a assembleia deu a autorização para o governo”, afirma ele.

Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto (que reúne associações de revendedores de veículos), diz que o setor também aguarda audiência com o governo Doria. Eles pretendem falar que as vendas de carros usados serão prejudicadas pela mudança no ICMS, o que terá efeito também sobre os carros
novos, segundo ele.

Para Bruno Bezerra, diretor executivo da Abraidi (associação de importadores e distribuidores de produtos de saúde), o embate político pode dar visibilidade ao assunto. No pacote, as vendas para hospitais públicos foram poupadas da alta na alíquota, mas a entidade quer uma nova rodada de conversas para incluir isenções ao setor privado.

​Procurado pela coluna, o governo de SP diz que está aberto ao diálogo com os setores, mas que a proposta não aumenta impostos e prevê uma redução linear de 20% em benefícios fiscais.

VEJA OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS PELA COLUNA

Caminhoneiros mandam carta a ministro para reclamar da BR do Mar

Anatel pode reconduzir conselheiro que confundiu 3G com 3D

Editora do Harry Potter recupera choque da pandemia

Empresa de telecom vai adotar home office definitivo

Isenções de IPVA para pessoas com deficiência crescem 55% em 2021

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.