Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Diante de incertezas, indústrias seguram planos para 2021

Representantes de mais dez setores se reuniram com o ministro Paulo Guedes nesta sexta (30)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na reunião periódica do ministro Paulo Guedes com os representantes de mais de dez setores industriais nesta sexta (30), os empresários foram buscar um norte para organizar os orçamentos de 2021, que fica mais nublado diante da segunda onda da Covid na Europa. Além da insegurança sobre o futuro das reformas, a lista de incertezas que atrapalham os planos de investimentos é encabeçada por câmbio, inflação e a dúvida de como será o país após o fim do auxílio emergencial.

José Jorge do Nascimento Junior, presidente da Eletros (associação de fabricantes de eletrônicos e eletrodomésticos), que participou da reunião, disse que ouviu do ministro a garantia de que, no ano que vem, a economia vai continuar ​em um ambiente de retomada.

“Nós não temos essa certeza toda. A gente vê com preocupação que em 2021 não tenha as ações do governo. Ele disse que vamos ter algumas ações, sem entrar em detalhes. Falou de Renda Brasil de forma geral, mas a gente fica receoso. Ele se comprometeu com teto de gastos, que também nos preocupa, porque é a imagem do Brasil”, diz Junior.

José Roriz, da Abiplast (indústria dos plásticos), que também participou da reunião com Guedes, afirma que o atraso nas reformas atrapalha a capacidade de previsão. “Foram colocados bilhões na economia. Hoje tem demanda. Mas como vai ser depois? O que traz emprego é investimento. Quem vai investir se não sabe qual sistema tributário vai prevalecer?”, diz.

VEJA OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS PELA COLUNA

Vencedoras da Top of Mind souberam se adaptar à pandemia se aproximar do consumidor

Personagem do Itaú na 'guerra do coletinho' foi para a XP

Empresários se reúnem com Paulo Guedes para buscar previsibilidade

Swarovski planeja fechar centenas de lojas e demitir 6.000 pessoas

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.