Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresários se preocupam com desgastes no Ministério da Economia

Representantes do setor privado avaliam que Paulo Guedes está na direção correta, mas falta tato político

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Representantes do empresariado estão muito preocupados com o futuro do país nas mãos de um ministro da Economia que deixou de representar o potencial esperado no início do governo Bolsonaro. João Diniz, presidente da Cebrasse (Central Brasileira do Setor de Serviços), afirma que os empresários veem Paulo Guedes em um caminho bom, no entanto, ainda lhe falta tato político e paciência. “O principal problema do ministério é a falta de diálogo com o Legislativo”, diz ele.

José Augusto de Castro, presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), diz que Paulo Guedes está na direção correta e torce para que o ministro esteja fortalecido. Mas a preocupação é com a imprevisibilidade do momento.

“No governo tem muita gente pensando de formas diferentes, muitas vezes no que não está correto. Isso gera desgaste, imprevisibilidade e dificuldade para pensar no futuro”, afirma ele.

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel (associação de bares e restaurantes) faz analogia com a reestruturação de uma empresa. No começo do governo, a pasta colocou muitas áreas sob o mesmo guarda-chuva no ambicioso projeto de formar um superministério.

“Naquele momento era a melhor decisão, mas agora algumas competências podem ser redistribuídas”, diz Solmucci.

Para Fernando Pimentel, presidente da Abit (associação da indústria têxtil), todo governo tem embates internos, mas essas questões não deveriam afetar tanto o mercado como tem acontecido na discussão sobre estourar o teto de gastos.

A ideia de criar um programa social permanente é positiva na opinião de Pimentel, mas ele ressalva que é preciso ter fontes sustentáveis de financiamento. “Não é com o precatório não sendo pago ou outro puxadinho que vamos encontrar”, afirma Pimentel.

VEJA OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS PELA COLUNA

Fabricante de Ypióca e Smirnoff vai bancar compra de mesas e máscaras para bares

Doações caem para menor valor mensal desde início da pandemia

Onda de calor eleva preço de piscina e protetor solar

Grife de luxo suspende dividendos por causa da pandemia

Agência de transporte de SP muda chefia da comissão de ética

Donos de supermercados vão falar com candidatos a prefeitos

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.