Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Isenções de IPVA para pessoas com deficiência crescem 55% em 2021

Segundo pesquisa, um terço de toda a frota de SP não vai pagar o imposto no ano que vem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O pacote de ajuste fiscal do governador João Doria, que enrijece as regras de isenção do IPVA para pessoas com deficiência, chega em um momento de alta no número de carros livres do imposto em 2021. Segundo levantamento do Sinafresp (Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas de SP), a quantidade de veículos de pessoas com deficiência que serão isentos do IPVA vai subir 55% no ano que vem na comparação com 2020, atingindo 614 mil carros.

Pelas novas medidas de Doria, a isenção passa a beneficiar apenas as pessoas com deficiência física severa e que tenham feito adaptações ao veículo.

Ainda conforme a pesquisa, quando são considerados também os outros motivos que permitem a isenção, um terço de toda a frota do estado de São Paulo não vai pagar IPVA no ano que vem, atingindo cerca de 8,96 milhões de carros. A maioria serão veículos com mais de 20 anos (85%).

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.