Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Lojistas questionam otimismo na retomada das vendas

Donos de lojas de shopping dizem que altas recentes são casos isolados e temem desemprego

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em um repeteco de uma controvérsia que ficou famosa no Natal de 2019, as redes de lojas pequenas de shoppings querem questionar a sensação geral de que as vendas estão melhorando. Segundo a Ablos (associação de lojas satélites de shoppings, que são as unidades menores), a divulgação pelo IBGE, na semana passada, de que o comércio fechou agosto com alta de 3,4%, provocou uma impressão equivocada da recuperação entre analistas otimistas.

"Algumas atividades estão conseguindo resultado positivo, como lojas de materiais de construção e outros raros segmentos, mas dizer que o comércio se recupera em V, nós lojistas satélites sabemos que não é verdade. Mesmo com alguns setores crescendo, a recuperação não trará um resultado positivo neste ano, com o desemprego e os consumidores ainda amedrontados", diz a Ablos.

No Natal do ano passado, a Ablos entrou em uma queda de braço com outra associação de lojistas, a Alshop, que anualmente, no dia 25, publica uma prévia das vendas natalinas. Segundo a Ablos, os dados de crescimento da Alshop de 2019 estavam inflados. Os números oficiais do IBGE consolidados posteriormente mostraram queda.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.