Em um repeteco de uma controvérsia que ficou famosa no Natal de 2019, as redes de lojas pequenas de shoppings querem questionar a sensação geral de que as vendas estão melhorando. Segundo a Ablos (associação de lojas satélites de shoppings, que são as unidades menores), a divulgação pelo IBGE, na semana passada, de que o comércio fechou agosto com alta de 3,4%, provocou uma impressão equivocada da recuperação entre analistas otimistas.
"Algumas atividades estão conseguindo resultado positivo, como lojas de materiais de construção e outros raros segmentos, mas dizer que o comércio se recupera em V, nós lojistas satélites sabemos que não é verdade. Mesmo com alguns setores crescendo, a recuperação não trará um resultado positivo neste ano, com o desemprego e os consumidores ainda amedrontados", diz a Ablos.
No Natal do ano passado, a Ablos entrou em uma queda de braço com outra associação de lojistas, a Alshop, que anualmente, no dia 25, publica uma prévia das vendas natalinas. Segundo a Ablos, os dados de crescimento da Alshop de 2019 estavam inflados. Os números oficiais do IBGE consolidados posteriormente mostraram queda.
Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.