Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Negociação salarial sugere abrir mão da inflação, diz central

Segundo Ricardo Patah, da UGT, proposta patronal, que não foi aceita, sinaliza fraqueza do comércio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ricardo Patah, presidente da UGT e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que vem negociando o adiamento das campanhas salariais para janeiro, ouviu de um dos patronais a seguinte proposta: a postergação poderia ser feita, desde que o sindicato dos trabalhadores assinasse um compromisso para abrir mão da inflação de agosto a dezembro.

A sugestão não foi aceita, mas, segundo Patah, ela coloca em dúvida o cenário de retomada do comércio, que tem sido apresentado nos últimos meses. "Dizem que as vendas estão indo bem, mas se fala em não repassar nem a inflação no salário e ainda impedir a reposição do passado", afirma.

João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força, afirma que, por causa da pandemia, raros acordos têm saído com aumento real, mas a maioria, até agora, conseguiu a inflação cheia.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.