Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu sustentabilidade

Preocupação de grandes empresas com questão ambiental deve chegar às pequenas

Companhias de menor porte têm menos poder de negociação com governo no assunto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A perspectiva de prejuízos financeiros decorrentes da má gestão ambiental no Brasil voltou à cabeça dos dirigentes de grandes empresas por aqui nesta terça (29), durante o debate da eleição presidencial americana, quando o candidato Joe Biden falou na possibilidade de retaliações econômicas.

A questão ambiental está no radar de algumas das maiores companhias com operação no Brasil, que vêm se organizando em movimentos e coalizões para tentar convencer o governo a cuidar melhor do problema, mas a próxima fronteira deve ser um engajamento maior de empresas médias e pequenas no assunto.

Para Mariana Nicolletti, coordenadora das iniciativas empresariais do GVces, algumas grandes empresas já têm maturidade na agenda sustentável e preveem o impacto do desmonte ambiental sobre o longo prazos de seus negócios.

"As pequenas e médias têm menos poder político, econômico e de negociação. Tem um movimento importante das grandes puxarem suas cadeias pra criar um grupo diverso com capacidade e poder de pressionar o governo. Olhar para os elos da cadeia é um passo importante", diz Nicolletti.

com Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.