Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Bancos propõem novo foco para ações de combate à lavagem de dinheiro

Entidade sugeriu ampliação da relação de empresas sujeitas a fiscalização e mudanças no controle de operações suspeitas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os bancos entraram no debate sobre a reforma da Lei de Lavagem de Dinheiro, conduzido por uma comissão de juristas nomeada pela Câmara dos Deputados. Chamada a opinar, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sugeriu ao grupo a ampliação da relação de empresas sujeitas a fiscalização e mudanças no controle de operações suspeitas. A ideia é concentrar esforços das instituições em operações que representem riscos significativos, em vez de gastar energia com ações no varejo.

Federação dos bancos entrou no debate sobre a reforma da Lei de Lavagem de Dinheiro - Gabriel Cabral/Folhapress

Além de bancos e outras empresas financeiras que já são obrigadas a comunicar movimentações atípicas, a Febraban sugere que a lista passe a incluir fintechs, corretoras de bitcoins e participantes do Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central.

Os bancos são obrigados a informar várias operações, incluindo todas as transações com valores em espécie acima de R$ 50 mil. A proposta da Febraban é que seja obrigatória apenas a comunicação de transações que impliquem riscos significativos, conforme critérios a serem definidos.

Circular do BC adotou essa visão no início do ano, mas manteve as obrigações previstas na lei. “Defendemos uma evolução conforme as melhores práticas internacionais, para dar eficiência ao sistema, mantendo controles severos”, diz o presidente da Febraban, Isaac Sidney.

Os bancos também querem incluir na lei a possibilidade de acordos de leniência e colaboração premiada em processos administrativos movidos contra quem descumprir obrigações no combate à lavagem. Hoje, a possibilidade só existe para outros tipos de infração.

VEJA OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS PELA COLUNA

Cai participação de mulheres e negros entre os melhores em exame para pós-graduação em economia

Número de acordos em feirão para limpar nome aumenta, diz empresa

Reclamações na Black Friday sobem 11%

Centrais sindicais planejam protocolo para enfrentar desigualdade racial

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.