O empresário José Ricardo Roriz Coelho registrou nesta sexta (20) sua chapa para disputar as eleições do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), desafiando o grupo do atual presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, que controla as duas entidades.
A chapa é composta por 134 empresários de várias regiões do estado e inclui três mulheres entre os candidatos a vice-presidente. "Buscamos apresentar um grupo diversificado e representativo da indústria no estado", disse o empresário, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).
As eleições para renovar a direção das duas entidades estão marcadas para julho do ano que vem. Skaf, que manda na Fiesp desde 2004, articula a formação de duas chapas diferentes para sua sucessão. Na Fiesp, o empresário Josué Gomes da Silva, dono da Coteminas, é o candidato a presidente.
Em setembro, a chapa inscrita por Roriz Coelho para disputar a eleição da Fiesp foi impugnada pela comissão eleitoral que conduz o processo. O empresário, que é um dos atuais vice-presidentes da Fiesp, recorreu à Justiça para tentar reverter a decisão. No Ciesp, apresentou sua chapa com antecedência, duas semanas antes do prazo final.
O Ciesp é uma associação formada por cerca de 3,2 mil empresários, que faz representação política do setor e presta serviços em todo o estado. Todos os associados têm direito a voto, ao contrário do que ocorre na eleição para a Fiesp, em que somente delegados indicados por 131 sindicatos podem votar.
Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.