Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Endurecimento da quarentena alimenta pessimismo após frustração com reabertura

Percepção de empresários é que as vendas não se recuperaram de forma expressiva na fase verde em SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A volta das restrições impostas ao comércio e aos serviços nas fases mais duras da quarentena em São Paulo apanhou os empresários de vários segmentos num momento em que acumulavam frustrações com os resultados alcançados no breve período de relaxamento das exigências sanitárias. A percepção geral é a de que as vendas não se recuperaram de forma expressiva após a entrada da capital na fase verde, em outubro. Com o recuo à fase amarela, a situação tende a se agravar.

Tito Bessa Junior, da Ablos, associação de pequenas lojas de shopping centers, calcula que o faturamento da Black Friday foi 35% menor que o do ano passado. A redução do horário em que as lojas podem abrir terá efeito positivo, diz, permitindo economizar com a mão de obra num período de vendas fracas.

Segundo Fernando Blower, diretor da Associação Nacional de Restaurantes, os estabelecimentos estão vendendo 35% menos do que há um ano, além de sofrer com a alta dos preços dos alimentos nos últimos meses.

Para Richard Bilton, da Acad, que representa academias de ginástica, as empresas ainda não conseguiram sair do prejuízo. Muitas já previam dificuldades para pagar o 13º salário dos funcionários, mesmo antes da volta à fase amarela da quarentena.

Ricardo Dias, presidente da Associação Brasileira de Eventos, diz que muitos associados já vinham sentindo efeitos da preocupação com uma nova onda de infecções no estado, com maior número de cancelamentos e adiamentos nas últimas semanas.

A promessa do governo estadual de rever semanalmente as restrições é positiva, diz Jamil Abdala, da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios. Ele afirma que o ano está praticamente perdido para o setor, mas espera melhora no início de 2021.

VEJA OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS PELA COLUNA

Consultoria que contratou Moro diz que analisará situações de conflito caso a caso

Programa de empreendedorismo de Jorge Paulo Lemann em Harvard foca desafios da pandemia

Insegurança para viajar ainda em 2020 cresce entre consumidores da América Latina

Movimento negro forma grupo para ampliar pressão sobre empresas

Ricardo Balhazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.