Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Fim de auxílio financeiro e incertezas da retomada desafiarão Covas em São Paulo

Fatores que fizeram arrecadação do município crescer na pandemia não devem se repetir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Reeleito neste domingo (29), o tucano Bruno Covas terá que lidar com uma situação financeira particularmente desafiadora ao assumir o segundo mandato como prefeito de São Paulo. Houve forte recuperação das receitas da cidade nos últimos meses, mas tudo indica que o prefeito não contará com os fatores que contribuíram para a melhora no próximo ano. O risco de um novo surto de Covid-19 e dúvidas sobre o vigor da retomada da atividade econômica complicam o cenário.

Após o tombo sofrido nos primeiros meses da quarentena, a arrecadação do ISS (Imposto sobre Serviços), fonte de quase um terço das receitas do município, voltou a crescer em julho. O recolhimento do tributo no período de julho a outubro foi 1% maior que o do mesmo período de 2019, já descontada a inflação.

O prefeito Bruno Covas (PSDB), reeleito neste domingo (29) em São Paulo, a votação do segundo turno da eleição municipal. - Adriano Vizoni/Folhapress

O auxílio emergencial pago a trabalhadores do setor informal atingidos pela crise do coronavírus contribuiu para o resultado ao sustentar o consumo das famílias mais pobres, mas as últimas parcelas do benefício serão pagas neste ano, e não há previsão de prorrogação.

As receitas acumuladas até outubro são 8% maiores do que as obtidas em igual período no ano passado, em termos reais. Transferências emergenciais de recursos federais foram decisivas para o resultado, mas também não deverão se repetir no próximo ano. O orçamento da prefeitura para 2021 ainda não foi votado pela Câmara Municipal.

Outros assuntos abordados pela coluna

Indústria vê realismo em corte de investimentos na Petrobras

Aposentados da Nossa Caixa estudam ação contra BB após reajuste de planos de saúde

Vendas de grandes redes na Black Friday foram 89% maiores, diz pesquisa

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.