Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu petrobras

Indústria vê realismo em corte de investimentos na Petrobras

Setores que cresceram com a estatal no passado aprovam plano menos ambicioso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Indústrias cujo crescimento foi estimulado no passado pelos ambiciosos planos estratégicos da Petrobras manifestaram aprovação ao novo programa da estatal, que prevê redução de investimentos e prioridade para venda de ativos que podem ajudar a reduzir o endividamento da companhia.

O novo plano estratégico da Petrobras foi aprovado pelo seu conselho de administração na quarta (25) e será detalhado a investidores nesta segunda (30). O orçamento da estatal prevê investimentos de US$ 55 bilhões nos próximos cinco anos, o que representa um corte de 27% na programação anterior.

0
Fachada do edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio de Janeiro. - Lucas Tavares/Folhapress

Venilton Tadini, presidente da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), diz que a Petrobras age com realismo ao se concentrar nas áreas de exploração e produção de petróleo e deixar o refino.

Para José Ricardo Roriz Coelho, da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria de Plástico), o plano mostra que a empresa está menos sujeita a pressões de natureza política.

Fátima Ferreira, diretora de economia da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), afirma que a estatal acerta ao focar a exploração do pré-sal e a diminuição do endividamento como prioridades.

*

A comissão de juristas nomeada pela Câmara dos Deputados para rever a Lei de Lavagem de Dinheiro deverá ter seu prazo prorrogado. O grupo tem feito audiências com especialistas e pretende apresentar suas propostas em fevereiro, após a definição da sucessão no comando da Câmara e do Senado.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazin

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.