Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ministério Público cria incentivos para acordos com empresas acusadas de fraude na área cível

Possibilidade de negociação estava prevista no pacote anticrime aprovado em 2019

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Orientação publicada pelo Ministério Público Federal no início do mês criou incentivos para que empresas acusadas de fraude contra a administração pública e enriquecimento ilícito negociem acordos para aliviar sanções da Lei de Improbidade Administrativa na área cível. A possibilidade de negociação surgiu há um ano, quando o pacote anticrime aprovado pelo Congresso mudou a lei. A orientação aprovada agora pelos procuradores define parâmetros para a discussão dos novos acordos.

Diferentemente do que ocorre com os acordos de leniência da Lei Anticorrupção, como os fechados pelas empreiteiras atingidas pela Operação Lava Jato, a norma para os acertos permite que as empresas se livrem de ações na Justiça sem revelar aos investigadores outros atos ilícitos dos quais tenham participado.

Os acordos não isentam as empresas de sanções de outros órgãos na área administrativa, como a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União. Mas eventuais confissões e informações fornecidas durante as tratativas na área cível não poderão justificar outras punições, diz o advogado Valdir Simão, ex-chefe da CGU.

Para Igor Tamasauskas, que representou a J&F no acordo de leniência fechado com o Ministério Público Federal em 2017, as novas possibilidades de negociação permitirão às empresas solucionar casos menos complexos, evitando ações judiciais prolongadas e mais custosas.

VEJA OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS PELA COLUNA

  1. Setor de saúde pressiona governo de São Paulo a mudar tributação de novo
  2. Campanha por boicote contra o Carrefour reúne 14 mil assinaturas
  3. Empresas negam relação com grupo responsável por segurança no Carrefour

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.