Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Aumenta o pessimismo com vendas nas lojas de materiais de construção

Sazonalidade e alta dos preços de produtos reduziram otimismo do setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O otimismo dos varejistas das lojas de material de construção, que ganhou fôlego na quarentena e com o auxílio emergencial, esfriou em novembro, segundo levantamento da Anamaco, entidade que representa o setor, com o FGV-Ibre. No mês passado, 48% dos entrevistados disseram ter registrado alta nas vendas nos últimos três meses ante 53% das respostas registradas em outubro.

A percepção de queda também aumentou, foi de 11% para 15% na mesma base de comparação. Segundo a entidade, as altas nos preços dos produtos vindos da indústria, que sofre com a escassez de insumos, contribui para o arrefecimento.

Nos estabelecimentos especializados em material elétrico e hidráulico, a percepção de manutenção das vendas superou a de alta. Os maiores níveis de pessimismo, em torno de 25%, foram registrados entre varejistas de produtos básicos e materiais hidráulicos.

Waldir Abreu, da Anamaco, diz que o movimento de baixa nas vendas também é típico do fim de ano, quando há uma desaceleração nas reformas de casa. Ele afirma, no entanto, que o setor deve crescer quase 11% sobre 2019, acima dos 8% que esperava.

*

Em casa A Seara resolveu vender na internet pratos típicos da ceia de Natal, como peru e pernil, em parceria com padarias no estado de São Paulo e em quatro capitais, Rio, Belo Horizonte, Recife e Salvador. A aposta é que o comércio eletrônico ajudará muitas pessoas a fugir de aglomerações nos supermercados no fim do ano.

A operação da Seara prevê que os estabelecimentos irão preparar e entregar pratos feitos com receitas e produtos da marca. As encomendas podem ser feitas até sábado (19) e serão entregues nos dias 23 e 24. Em São Paulo, a Seara montou uma cozinha exclusiva para as entregas.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.