Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Indústria de congeladores garante equipamentos para vacina da Pfizer contra Covid-19

Imunizante de laboratório americano precisa ser armazenado a temperaturas de -70ºC

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fornecedores nacionais de equipamentos de refrigeração para hospitais e laboratórios dizem estar preparados para atender à demanda pelos congeladores especiais que serão necessários para armazenar as vacinas da Pfizer contra a Covid-19 se o Ministério da Saúde chegar a um acordo para adquirir o imunizante desenvolvido pelo laboratório americano. As ampolas com o produto precisam ser armazenadas a temperaturas de -70ºC até o momento da aplicação das doses.

Segundo João Rapcham, presidente da Indrel, que vende ultracongeladores capazes de atingir temperaturas de -86ºC, a maior dificuldade não estará na armazenagem, mas no transporte das vacinas. A Pfizer disse ao Ministério da Saúde que dispõe de contêineres portáteis para distribuição das ampolas.

Rapcham afirma que os fabricantes brasileiros teriam condições de fornecer os ultracongeladores durante a campanha de vacinação. “Não estamos falando de uma quantidade absurda de equipamentos, porque eles deverão ficar concentrados em alguns pontos estratégicos”, diz.

Encomendas só poderão ser feitas depois que o Ministério da Saúde chegar a um acordo com a Pfizer e os detalhes forem conhecidos. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Carlos Lula, secretário do Maranhão, só cidades maiores que atuariam como centros de distribuição precisariam dos equipamentos.

A empresa francesa Air Liquide, que atua no setor de gases industriais e é uma das maiores produtoras de gelo seco para refrigeração no país, diz que há mais de um mês discute internamente um plano de operação. A empresa avalia recorrer a turnos de 24 horas para atender a demanda se for necessário.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.