Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Leilão de aeroportos ainda depende de aval do TCU e recuperação de empresas

Pregão faz parte do plano anunciado pelo governo nesta quarta (2) para deslanchar programa de privatizações em 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Parte do plano anunciado pelo governo nesta quarta (2) para tentar fazer deslanchar seu programa de privatizações no próximo ano, o sucesso do leilão de aeroportos previsto para março depende da superação de duas incertezas. O Tribunal de Contas da União ainda não concluiu sua análise do projeto, passo necessário antes da publicação do edital com as regras do leilão. Além disso, muitas empresas com interesse nos terminais ainda não se recuperaram do tombo sofrido com a pandemia.

O governo espera que o TCU termine sua análise em no máximo duas semanas. Se o órgão de controle levar mais tempo, ou fizer muitas ressalvas, ficará mais difícil preparar o edital e realizar o leilão no prazo indicado pelos ministros que compõem o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Embora a queda do movimento causada pela pandemia do coronavírus tenha afetado finanças de empresas do segmento, os sinais de recuperação parecem consistentes, diz Marcelo Allain, coordenador do comitê que acompanha o setor na Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).

Mesmo que os operadores que disputaram os leilões de aeroportos nas rodadas anteriores promovidas pelo governo não tenham o mesmo fôlego para participar da disputa desta vez, fundos de investimento em busca de oportunidades tendem a ser atraídos pelas regras do leilão, apostam as empresas.

VEJA OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS PELA COLUNA

Confiança do consumidor em SP volta a cair após 5 meses

Relator reúne apoio para votar novo marco para startups​ em 2020

Indústria de saúde produziu menos equipamentos em 2020, diz pesquisa

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.