Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Lojistas de shoppings pleiteiam reajuste de aluguel para os próximos 12 meses

Contratos costumam adotar IGP-M para correção; índice chegou a 23,14% neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Diante da queda no faturamento das lojas de shoppings, que fecharam as portas durante longo período na pandemia, comerciantes pressionam administradoras a reajustarem a cobrança de aluguel nos próximos 12 meses e o pagamento do 13º, que vence em janeiro mas já chegou em alguns boletos de dezembro.

Os contratos são indexados hoje pelo IGP-M, que foi a 23,14%. Comerciantes pleiteiam que os contratos sigam o IPCA e já entram em uma disputa para reajustar a cobrança em 2021, conforme antecipou a coluna.

“Os shoppings querem cobrar 23% e mais o 13º de aluguel. Ninguém aguenta porque as vendas caíram 35% no ano”, diz Tito Bessa Junior, presidente da Ablos (Associação Brasileira dos Lojistas de Satélites) e das lojas TNG. "Muita gente vai quebrar assim."

Para David Bobrow, presidente da marca infantil Tip Top, o pedido é justificado pela situação atípica da crise causada pela Covid. “Esse reajuste de 23% seria inviável em condições normais, agora com a restrição, fica impossível", afirma.

Andrea Duca, diretora da Gregory, que tem 60 lojas no país, diz que há shoppings dispostos a negociar, mas em geral, o cenário é de muita resistência. “Tem aqueles que são irredutíveis, o que é ruim, porque acabam matando suas galinhas de ovos de ouro.”

Em nota, a Abrasce (associação dos shoppings) diz que o setor desde o início da pandemia esteve aberto a discussões e que “as administradoras já abstiveram mais de R$ 5 bilhões em adiamento e suspensão de despesas".

Paula Soprana (interina), com Arthur Cagliari

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.