Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Justiça nega pedido de shoppings e lojistas para não fechar durante feriados em SP

Entidades afirmam que investiram em estoque e profissionais para o final do ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Tribunal de Justiça de SP negou o pedido de liminar feito nesta quarta (24) por lojistas de shoppings e centros comerciais para manter os negócios abertos durante os feriados de Natal e Ano-Novo no estado de São Paulo.

Na decisão, a desembargadora Beatriz Braga diz que, na temporada de final de ano, os shoppings costumam receber movimentação intensa. Segundo ela, nesse contexto, a maioria dos especialistas da área da saúde apontam riscos de transmissão da Covid-19.

Também afirma que recomendações científicas previram cenário catastrófico nas redes pública e privada de saúde no mês de janeiro de 2021, caso não fossem adotadas medidas visando evitar aglomerações.

Os empresários do setor recorreram à Justiça após o anúncio feito pelo governo paulista na terça-feira (22) de que o estado voltará à fase vermelha das medidas de restrição. Na ação, a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) disse que os centros comerciais haviam se preparado para o Natal e o Ano-Novo comprando estoques e contratando funcionários temporários.

Alshop diz que os lojistas dos centros comerciais têm evitado aglomerações que, de acordo com a entidade, é um cenário diferente do encontrado nos estabelecimentos de rua. As entidades avaliam entrar com recurso conta a decisão.

Segundo o governo de SP, as determinações se baseiam em critérios técnicos e que, caso haja desrespeito às recomendações, estabelecimentos poderão ser multados.

Filipe Oliveira (interino), com Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.