Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

OAB avalia proposta que obriga advogado a comunicar operação suspeita de cliente

Medida começará a ser debatida no dia 14 por conselho federal da entidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil começará a debater no dia 14 uma proposta de autorregulação que, se for aprovada, obrigará os escritórios de advocacia a denunciar clientes envolvidos com atividades suspeitas às autoridades responsáveis pelo combate à lavagem de dinheiro. O texto define as situações em que os advogados ficariam obrigados a comunicar casos suspeitos e aquelas em que o dever de sigilo profissional da categoria continuaria se impondo.

A proposta prevê como obrigatório o aviso ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) nos casos em que os profissionais se envolverem na preparação ou na execução de operações como compra e venda de imóveis, gestão de investimentos e criação de empresas, que podem ser feitas sem a presença de um advogado.

A comunicação não seria obrigatória nos casos em que o advogado representar o cliente em processos, prestar serviços de consultoria, ou emitir pareceres, atividades privativas da categoria. A distinção segue modelo adotado em outros países, diz Juliano Breda, que coordenou a comissão responsável pela proposta.

O Coaf e outros órgãos que combatem a lavagem de dinheiro insistem há anos para que a OAB tome medidas desse tipo. Projetos de lei em tramitação no Congresso tratam como criminoso o recebimento de honorários de clientes suspeitos e preveem outras mudanças que os advogados querem evitar.

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, que encomendou o trabalho da comissão, incluiu o tema na pauta da última sessão do pleno do Conselho Federal deste ano. Composto por 81 conselheiros, três representantes de cada estado, o pleno é o órgão máximo de deliberação da entidade.

VEJA OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS PELA COLUNA

Parceria do Incra com prefeituras favorece grilagem de terras, dizem ONGs

Lei sobre fornecimento de CPF em farmácias gera confusão em São Paulo

Seguro para empresas avança e ganha participação em vendas do setor

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.