Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Políticas de apoio na pandemia mantiveram mulheres na força de trabalho em países ricos

Segundo pesquisa, participação feminina aumentou em Austrália, Dinamarca, Noruega e Reino Unido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A participação das mulheres no mercado de trabalho em alguns dos países mais ricos do mundo caiu durante a pandemia do coronavírus, mas aumentou naqueles que desenvolveram programas de apoio às mulheres durante a quarentena.

Estudo do PIEE (Instituto Peterson de Economia Internacional) mostrou que, enquanto nos Estados Unidos, no Canadá, no Japão e na Coreia do Sul, a diferença entre a participação de homens e mulheres ficou 0,8 ponto percentual maior em setembro na comparação com janeiro, a desigualdade caiu 0,5 ponto percentual na Austrália, na Dinamarca, na Noruega e no Reino Unido.

No grupo de países onde a diferença diminuiu, Dinamarca, Noruega e Reino Unido apresentaram maior queda na presença de homens no mercado de trabalho do que na de mulheres. Já na Austrália, a participação feminina se recuperou com mais força do que a masculina. Conforme o levantamento, esses países implementaram programas de suporte a negócios com forte presença de mulheres, ofereceram apoio a creches e outros serviços infantis durante a crise.

Enquanto isso, no Canadá e na Coreia do Sul, tanto a participação feminina como a masculina tiveram queda no início da crise da Covid-19. Porém, em outubro, a presença de homens no país norte-americano ultrapassou a registrada antes da pandemia, mas a de mulheres não havia se recuperado.

O PIEE atribui o aumento da disparidade nesses lugares a danos causados pela crise do coronavírus em setores que empregam mais mulheres, como varejo, restaurante e hotelaria.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar o acesso gratuito de qualquer ​link para até cinco pessoas por dia. Basta clicar no F azul abaixo. 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.