Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu desmatamento

Projeto na Câmara muda regras para exploração de florestas pelo setor privado

Proposta articulada por empresas e ONGs foi apresentada nesta terça-feira (14)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apoiado por empresas e organizações não governamentais, um projeto de lei apresentado no Congresso nesta terça (15) promove mudanças nas regras para exploração econômica de florestas em regime de concessão pública. A proposta cria incentivos para revigorar o modelo, que foi criado em 2006 e alcançou resultados frustrantes nos últimos anos, e estimula seu uso para desenvolver projetos de recuperação de áreas degradadas na Floresta Amazônica e em outros biomas.

O projeto foi apresentado por oito integrantes da Frente Parlamentar Ambientalista e da Frente Parlamentar da Agropecuária. O deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) começou a coletar assinaturas para pedir que ele seja discutido em regime de urgência na Câmara no próximo ano.

A proposta foi gestada sob o guarda-chuva da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. O grupo vê na modernização das concessões um instrumento para combater o desmatamento e a ação de madeireiras ilegais, que têm alimentado pressões dos Estados Unidos e da Europa contra o Brasil.

O projeto cria dois tipos de concessão para as florestas, um voltado para conservação de terras públicas, com o desenvolvimento de atividades de exploração econômica sustentável, e outro para recuperação de áreas devastadas, para viabilizar a restauração da vegetação destruída no passado.

Além de mecanismos para tornar os contratos de concessão mais flexíveis e remover entraves que prejudicaram o desenvolvimento das concessões, como sugerido pela coalizão, o projeto cria estímulos para garantir a participação de empresas menores nos leilões das futuras concessões e o envolvimento de comunidades locais.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.