Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Eleição de 2020 para conselho de engenharia de SP gera disputa judicial

Candidato participante da eleição afirma que novo mandato de presidente reeleito é ilegal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ao menos seis ações no Distrito Federal e em São Paulo questionam a participação de Vinicius Marinelli na última eleição para o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). O pleito foi realizado em outubro do ano passado e reelegeu o engenheiro para a presidência do órgão até 2023.

A legislação permite que representantes do conselho permaneçam na presidência por dois mandatos seguidos. Segundo resolução do Confea (conselho federal da categoria) editada em 2019, o mandato é considerado quando o cargo é ocupado por ao menos dois terços do ​período completo.

A primeira presidência de Marinelli ocorreu de setembro de 2016 a dezembro de 2017, após a anulação da candidatura do presidente que venceu o pleito anterior. As ações que contestam a eleição de Marinelli usam o argumento de que as mudanças nas regras do Confea, que permitiram a reeleição do engenheiro, não poderiam valer em 2020.

José Manoel Ferreira Gonçalves,um dos candidatos participantes do pleito do ano passado, diz que a permanência de Marinelli no cargo é ilegal porque configura um terceiro mandato. Ele espera que a Justiça exija uma nova eleição ou anule os votos dados ao candidato vencedor.

A votação chegou a ser considerada nula pela Justiça Federal de São Paulo. Mais tarde, foi levada ao Superior Tribunal de Justiça a discussão de que o tema deveria ser julgado no Distrito Federal, o que levou à suspensão da liminar e autorizou a posse de Marinelli.

O Crea-SP afirma que a eleição é válida e foi confirmada por decisões administrativas em três ações na Justiça do Distrito Federal. ​O conselho diz que Marinelli teve 5.615 votos, ante 2.295 do segundo candidato mais votado.

Filipe Oliveira (interino), com Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.