Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Em nova decisão, Justiça de SP tira transporte gratuito dos idosos de 60 a 64 anos

Governo de SP entrou com recurso contra determinação que isentava idosos do pagamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) suspendeu, nesta terça (12), a liminar que restabelecia a gratuidade do transporte público a quem tem 60 a 64 anos no estado.

Segundo decisão do juiz Geraldo Francisco Pinheiro Franco, o Poder Judiciário "não dispõe de elementos técnicos suficientes para a tomada de decisão equilibrada e harmônica", em referência à liminar suspendida. Também afirma que a gratuidade pode afetar um equilíbrio econômico-financeiro, o que pode gerar despesas sem previsão orçamentária.

A ação é do governo de SP movida contra decisão do dia 7 que havia isentado esse grupo da cobrança. O pedido pela gratuidade veio de sindicatos de aposentados e metalúrgicos com a CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas).

O fim da gratuidade no transporte coletivo a idosos de 60 a 64 anos foi determinado pela Prefeitura de São Paulo e pelo governo do estado em dezembro. Após o anúncio da medida, as entidades disseram que o decreto representava um retrocesso e que foi "ataque feito na surdina" no momento de pandemia, em que muitos idosos estão sustentando suas famílias.

Procurada, a defesa das entidades diz que está avaliando se vai recorrer da nova decisão do TJSP.

Paula Soprana (interina), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.