Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Facebook atualiza inteligência artificial que descreve imagens para cegos

Ferramenta passa a apontar posição de pessoas e objetos nas fotos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Facebook anuncia nesta quarta uma atualização de seu sistema que usa inteligência artificial para gerar descrições de fotos para quem tem deficiência visual. As legendas alternativas são apresentadas aos usuários a partir de um sistema leitor de tela.

Segundo a companhia, a ferramenta passará a identificar posições de objetos na imagem, indicando se ele está no centro ou no canto, por exemplo, lugares conhecidos, atividades que pessoas estáo fazendo e diferentes tipos de animais.

A empresa diz que seu sistema, também disponível no Instagram, detecta 1.200 objetos e conceitos presentes nas imagens. Quando a ferramenta foi lançada, em 2016, eram cem.

O Facebook afirma que a inteligência usada para descrições foi desenvolvido a partir de inteligência artificial treinada a partir da análise de bilhões de imagens públicas do Instagram e suas hashtags.

Filipe Oliveira (interino), com Mariana Grazini e Arthur Cagliari

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.